Topo

Jairo Bouer

Que tal uma banheira cheia de refrigerante?

Jairo Bouer

23/11/2016 16h22

refri615

Imagine uma banheira cheia de bebidas açucaradas. Um estudo mostra que adolescentes de 11 a 18 anos bebem quase o equivalente a isso por ano. E crianças de 4 a 10 anos consomem metade dessa quantidade, o que também é preocupante. O cálculo foi feito pelo instituto de pesquisa Cancer Research, no Reino Unido.

Segundo o levantamento, que contou com um vasto banco de dados de saúde e nutrição daquele país, crianças pequenas e adultos têm consumido o dobro da quantidade máxima aceitável de açúcar. Já na faixa de 11 a 18, a ingestão chega ao triplo, sendo que as bebidas são a maior fonte de açúcar na dieta desses jovens.

A preocupação dos pesquisadores é com a obesidade, já que uma criança com peso excessivo tem uma probabilidade cinco vezes maior de se tornar um adulto obeso. Com os quilos a mais,  risco de câncer, diabetes e outras doenças aumenta significativamente.

Representantes do Cancer Research também divulgaram um relatório recente mostrando que aumentar imposto sobre bebidas com açúcar adicionado em 20% poderia prevenir 3,7 milhões de casos de obesidade na próxima década. Enquanto políticas públicas como essa não são aprovadas, é preciso contar com informação e consciência.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.