Topo

Jairo Bouer

Com o que se parece sua rede de amigos na faculdade?

Jairo Bouer

31/10/2016 19h43

network615

Amigos de faculdade são tão importantes que podem ajudar ou prejudicar o desempenho acadêmico das pessoas, segundo um estudo feito no Dartmouth College, nos Estados Unidos. Tudo depende do tipo de conexões que o aluno cultiva, que podem ter três formatos diferentes, segundo os pesquisadores.

Vários estudos já demonstraram que amigos e colegas exercem influência importante sobre a vida de estudantes. Mas este tem como foco as amizades de faculdade e o desempenho acadêmico. Os pesquisadores analisaram as redes de amigos de 67 alunos. As redes de relacionamentos foram mapeadas e, após a análise, foram divididas em três, de acordo com o perfil predominante.

O primeiro tipo identificado tem um mapa em formato de novelo de lã. São pessoas que mantêm um grupo denso de amigos que também são conectados entre si. As relações são de apoio e ajuda mútua, mas esse também foi o grupo com maior potencial para fazer a pessoa ir mal na faculdade, principalmente quando os outros colegas têm pouca habilidade ou motivação.

O segundo perfil é o compartimentado: o indivíduo tem três ou quatro grupos separados de amigos, formando o desenho de um laço. Em geral, um dos grupos é mais chegado em estudos, enquanto o outro gosta mais de diversão, e a pessoa ora está com um, ora com outro.

Por último, há aqueles que cultivam relacionamentos um a um, com amigos de diferentes lugares que nunca vão se conhecer. O formato desse tipo de rede é o de uma margarida, segundo os pesquisadores. Mais socialmente isolados, esses indivíduos são independentes e costumam ter sucesso acadêmico sem ajuda de ninguém.

Os autores descobriram que, ao contrário do que muitos pais imaginam, os alunos sabem bem quem são os amigos que ajudam ou prejudicam sua vida acadêmica. Eles também concluíram que a maioria das pessoas mantém o mesmo perfil de rede de relacionamento após a faculdade, com exceção dos mais isolados, que tendem a entrar em um "novelo" depois de se formar, a fim de obter apoio.

Ainda segundo a pesquisa, as amizades que resultam em laços acadêmicos ou sociais são as mais duradouras. Mas os "enovelados" tendem a manter um terço dos amigos de faculdade depois de se formar, enquanto o restante mantém apenas um quarto. O trabalho foi publicado no periódico Contexts, e virou tema do livro "How Friendship Networks Matter for Academic and Social Sucess", da autora do estudo, Janice McCabe (ou "Como redes de amizades importam para o sucesso acadêmico e social", em tradução livre).

Rede em formato de novelo: a pessoa tem muitos amigos e todos são conectados entre si (Janice McCabe/Darmouth College)

Rede em formato de novelo: a pessoa tem muitos amigos e todos são conectados entre si (Janice McCabe/Darmouth College)

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.