Topo

Jairo Bouer

Tem muita espinha? É provável que você vá ter menos rugas

Jairo Bouer

03/10/2016 15h39

ACNE615

Para quem está sofrendo ou já penou muito por causa das espinhas, aqui vai uma boa notícia: cientistas do King College, de Londres, descobriram que quem já enfrentou a acne tem uma proteção maior contra o envelhecimento.

De acordo com o estudo, isso acontece porque essas pessoas tendem a ter telômeros mais longos nos glóbulos brancos, nossas células de defesa. Os telômeros são estruturas que ficam nas pontas dos cromossomos, para protegê-los, e são comparadas às pontas de plástico dos cadarços.

Estudos anteriores já mostraram que o comprimento dos telômeros dos glóbulos brancos podem dar indícios sobre o envelhecimento de uma pessoa. Com a idade, o comprimento das estruturas diminui, levando à morte celular.

O trabalho, publicado no Journal of Investigative Dermatology, analisou glóbulos brancos de 1.205 gêmeos do Reino Unido. Um quarto deles relataram ter sofrido de acne na adolescência ou idade adulta.

Muitos dermatologistas já observaram que a pele de quem teve espinhas parece envelhecer mais lentamente. A hipótese era de que isso se devia à oleosidade, mas, agora, parece que também há outro fator envolvido na questão. Novos estudos devem ser feitos para confirmar a associação entre acne e telômeros mais longos.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.