Topo

Jairo Bouer

Ver filmes e seriados faz bem para o casamento, diz estudo

Jairo Bouer

16/09/2016 17h35

TV615

Quanto mais filmes e seriados um casal vê junto, melhor o relacionamento. É o que mostra um estudo feito por psicólogos da Universidade de Aberdeen, no Reino Unido. E quem não gosta de TV pode ter os mesmos benefícios lendo os mesmos livros.

Para os pesquisadores, os casais adotam os personagens da tela ou dos romances temporariamente como "conhecidos", o que pode compensar a ausência de amigos em comum na vida real e enriquecer as conversas e a intimidade.

O trabalho contou com 250 homens e mulheres que estavam juntos há bastante tempo. Eles foram entrevistados sobre seus hábitos de uso compartilhado de mídia. Os resultados foram publicados no Journal of Society and Personal Relationships.

Para os autores, compartilhar narrativas é uma forma de compartilhar experiências sociais, o que é uma necessidade humana. Mas eles observam que o exagero pode não ser tão bom, já que vários estudos indicam que passar muito tempo em frente à TV aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.