Topo

Jairo Bouer

Música pode melhorar trabalho em equipe, dizem pesquisadores

Jairo Bouer

24/08/2016 11h10

adolescentes615

Lojas, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos utilizam música ambiente para atrair e melhorar a experiência dos consumidores. Mas o que acontece com quem trabalha nesses locais? Um grupo de pesquisadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, decidiu avaliar esse impacto e descobriu que certas músicas têm pelo menos um efeito positivo: são capazes de melhorar o trabalho em equipe.

Os pesquisadores conduziram dois experimentos. No primeiro, 78 pessoas foram divididas em dois grupos – um era exposto a músicas alegres e com ritmo estável, como "Yellow Submarine", dos Beatles, "Walking on Sunshine", de Katrina and the Waves e "Brown Eyed Girl", do Van Morrison. A outra metade ouviu bandas de heavy metal menos conhecidas. O nível de cooperação do primeiro grupo foi um terço mais alto que o do segundo.

Outro experimento repetiu o modelo, mas incluiu um terceiro grupo que trabalhou sem música nenhuma. De novo, os funcionários expostos às canções "alto astral" demonstraram maior capacidade de trabalhar em equipe do que os das outras turmas.

No artigo publicado no Journal of Organizational Behavior, os autores dão a dica: a trilha de um estabelecimento deve ser pensada não só para os frequentadores, mas também para quem trabalha no local. Ainda que uma pessoa não goste de certo tipo de música, ela pode ser influenciada de forma inconsciente por ela. Para o bem e para o mal.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.