Topo

Jairo Bouer

Homens que usam Tinder têm autoestima mais baixa, segundo estudo

Jairo Bouer

05/08/2016 14h21

smartphone615

Homens que usam o Tinder têm uma autoestima mais baixa do que os que não usam, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Norte do Texas.

A equipe entrevistou mais de 1.000 mulheres e 273 homens, sendo que 8% dos participantes eram usuários do aplicativo de encontros. Eles foram submetidos a questionários de avaliação de autoestima e de satisfação com o próprio corpo.

Havia mais mulheres na amostra porque o objetivo primário do estudo era avaliar o quanto elas se sentiam ao usar o aplicativo. Mas os pesquisadores acabaram chegando a essa conclusão sobre os homens.

Em comparação com os não usuários, tanto homens quanto mulheres que frequentam o Tinder são mais encanados com a autoimagem. Eles reportaram menor satisfação com o próprio corpo, e maiores níveis de vergonha e autovigilância. Eles também demonstraram internalizar mais as expectativas da sociedade em relação a beleza, segundo os resultados.

No entanto, no que se refere especificamente à autoestima, as mulheres se saíram melhor que os homens inscritos no aplicativo. O dado foi apresentando na convenção anual da Associação Americana de Psicologia, e noticiado no site Live Science.

Os autores, liderados por Jessica Strubel, explicam que isso não significa necessariamente que o Tinder faça os homens se sentirem diminuídos. Os pesquisadores acreditam que mais estudos são necessários para entender como esse tipo de mídia social afeta as pessoas psicologicamente.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.