Topo

Jairo Bouer

Jovem quer casar logo quando a mãe se casou cedo e deu certo

Jairo Bouer

13/07/2016 17h11

casamento615

Filhas e filhos de mulheres que se casaram cedo tendem a querer casar cedo também, por volta dos 20 anos. Mas só quando as mães continuaram casadas até a idade deles. Os jovens que viram os pais se divorciarem tendem a ir mais devagar, na tentativa de não cometer os mesmos. A conclusão é de um estudo feito por pesquisadores da Universidade do Estado de Ohio, nos Estados Unidos.

O trabalho, publicado no Journal of Family Psychology, analisou dados de mais de 2.500 mulheres e seus 3.900 filhos. Cerca de 88% dos jovens entrevistados tinham de 13 a 24 anos em meados da década de 1980. E quase 40% das mães divorciadas tinham se casado por volta dos 20 anos.

Os pesquisadores perceberam que, nos casos em que as mães haviam se separado e, principalmente, arrumado um novo parceiro, os jovens passaram a ter expectativas reduzidas em relação ao casamento. Assim, esperaram mais para oficializar a união com namorados ou namoradas.

De acordo com os autores, liderados por Claire Kamp Dush, quem espera para se casar tende a ter um relacionamento conjugal mais maduro. Embora isso não seja garantia de que um casamento mais longevo, as chances são mais altas. Vale lembrar que presenciar a separação dos pais é sempre algo complicado para as crianças, e pode resultar até em problemas psicológicos ou psiquiátricos.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.