Topo

Jairo Bouer

Postagens ajudam a identificar jovem com risco de abusar do álcool

Jairo Bouer

30/05/2016 16h55

festa615

Postar sobre bebida alcoólica nas redes sociais pode ser um indicador mais forte de que um jovem tem ou terá problemas com a substância do que o próprio ato de beber, em si. É o que sugere uma pesquisa feita na Universidade do Estado da Carolina do Norte e de Ohio, nos Estados Unidos.

Os pesquisadores conduziram um estudo com 364 estudantes com mais de 18 anos que tinham consumido pelo menos uma bebida no mês anterior à abordagem e que tinham contas ativas em redes sociais como Facebook, Twitter e Instagram. Todos eles responderam a questões sobre hábitos de consumo e motivação para beber.

A equipe descobriu que aqueles que costumavam postar ou compartilhar fotos de bebida foram mais propensos a apresentar o risco de problemas com álcool do que aqueles que simplesmente afirmaram beber.

Para os pesquisadores, que utilizam o termo "identidade associada ao álcool", o conteúdo exposto por esses jovens nas redes sociais indicam que a bebida faz parte de quem eles são. Os resultados foram publicados no Journal of Health Communication: International Perspectives.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.