Topo

Jairo Bouer

Usuário de rede social tem receio de bloquear amigo encrenqueiro

Jairo Bouer

28/04/2016 19h55

facebookdislike615

Encrenqueiros existem em qualquer ambiente e não podia ser diferente nas redes sociais. Segundo um estudo, pessoas desse tipo costumam ser bem relacionadas na internet, porque muita gente tem receio de negar seus convites ou bloqueá-las a fim de evitar problemas.

As conclusões, de uma equipe da Universidade Trent Nottingham, no Reino Unido, foram apresentadas esta semana na conferência anual da Sociedade Britânica de Psicologia.

Os pesquisadores analisaram as características de relacionamento online de 5.113 contatos de um total de 52 usuários do Facebook com idades entre 13 e 45 anos. Os participantes foram convidados a avaliar 100 "amigos" escolhidos aleatoriamente e dizer com que frequência se comunicavam e se havia desentendimentos entre eles.

A pesquisa mostrou que os encrenqueiros são mantidos, na medida do possível, no âmbito da comunicação offline – os usuários evitam ao máximo o contato online para evitar conflitos. Os desentendimentos foram mais comuns na faixa de 19 a 21 anos.

Os autores perceberam que muita gente abriga essas pessoas desagradáveis em sua rede de contatos por receio de ignorá-las, e também não têm coragem de fazer denúncia para o provedor do serviço. Elas acabam sendo encarados como um "mal necessário" pelos usuários.

Os resultados mostram que bloquear alguém na internet pode ter repercussões na vida real. E fazem a gente se lembrar que as relações virtuais, no fundo, não são muito diferentes das presenciais.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.