Topo

Jairo Bouer

Estudo associa convívio em gangues com risco maior de suicídio

Jairo Bouer

13/04/2016 17h40

gangue615

Jovens que andam em gangues tendem a sofrer mais de depressão e tendências suicidas, e esses problemas pioram com o tempo, segundo um estudo realizado nos Estados Unidos.

Assim como no Brasil, muitos adolescentes norte-americanos de bairros mais pobres são atraídos por gangues pela promessa de ganhar dinheiro, proteção ou simplesmente pelo prazer de pertencer a um grupo, algo que muitos deles não obtêm em casa ou na escola. Estima-se que naquele país esses grupos contem com mais de 850 mil participantes.

O trabalho, conduzido por pesquisadores das universidades Bowling Green e do Estado de Michigan, avaliou um banco de dados com mais de 11 mil estudantes de ensino fundamental e médio. Os resultados mostram que os adolescentes envolvidos em gangues foram associados a níveis altos de depressão, com aumento de 67% em pensamentos suicidas e de 104% em tentativas de se matar.

Para os autores, pertencer à gangue não traz alívio para os jovens, já que, pelo que foi observado, os problemas mentais que os levaram a procurar esses grupos acabam se tornando ainda mais intenso. Os dados foram publicados na revista Criminal Justice and Behavior.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.