Topo

Jairo Bouer

Exigência masculina pode arruinar a vida sexual das mulheres, sugere estudo

Jairo Bouer

30/03/2016 18h32

PROSTITUICAO615

Mulheres que acreditam que o parceiro está em busca de "padrão ouro" na cama podem desenvolver uma disfunção sexual, segundo pesquisa feita por psicólogos da Universidade de Kent, no Reino Unido. A conclusão foi publicada no periódico Archives of Sexual Behavior.

O estudo buscou avaliar como o perfeccionismo —  definido como a busca pela perfeição e a tendência a fazer autoavaliações críticas demais — pode afetar a autoestima e a vida sexual das mulheres.

O trabalho, coordenado pelo professor Joachim Stoeber, contou com 366 mulheres, com idades entre 20 e 30 anos. Uma parte era formada por estudantes de graduação e outra, por usuárias de internet. Todas responderam a dois questionários, com dois meses de intervalo entre eles.

A equipe estabeleceu quatro tipos de perfeccionismo sexual: o que é imposto pela própria mulher (ela acha que tem que ser perfeita na cama), o que é imposto ao parceiro (ela acha que ele tem que ser perfeito), o que a mulher atribui ao parceiro (ela acha que ele é perfeccionista) e, por último, o que a mulher atribui à sociedade (ela acha que as outras pessoas esperam isso dela).

Eles descobriram que, dentre os quatro, o perfeccionismo que mais afeta as mulheres é aquele atribuído ao parceiro. Essa ideia de que o cara exige que ela seja muito boa de cama ameaça a aautoestima e pode resultar em disfunção sexual, especialmente a que envolve a excitação e a lubrificação (outras disfunções possíveis são a falta de vontade de transar ou a dificuldade de chegar ao orgasmo).

Os resultados podem ser úteis para que médicos e terapeutas especializados em sexualidade ajudem suas pacientes. Mas também devem servir de reflexão: será que os homens não estão exigindo demais das parceiras, esperando que elas reproduzam tudo o que eles assistem na internet? Ou será que eles estão sendo mal-interpretados? Vale lembrar que uma boa comunicação pode ser o melhor remédio para a vida sexual de um casal.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.