Meninas têm menos estímulo à atividade física, mostra pesquisa

09/03/2016 16h22

futebol615

O estímulo à prática da atividade física é mais forte para meninos do que para meninas, tanto na escola quanto em casa. É o que mostra um estudo feito na Universidade de Canberra, na Austrália. O trabalho foi publicado no periódico PLoS ONE.

Os pesquisadores coletaram dados de mais de 550 meninos e meninas de 8 a 12 anos, de 29 escolas daquele país, que tem algumas semelhanças com o Brasil em termos de clima. Com ajuda de questionários, eles avaliaram uma série de fatores, como apoio familiar, atividades extracurriculares e percepção dos próprios alunos sobre sua aptidão física.

Os autores verificaram que as meninas eram 19% menos ativas que os meninos, e esse dado mostrou relação com uma influência mais fraca na escola e em casa. Elas também tinham 18% menos aptidão cardiorrespiratória, 44% menor coordenação olho-mão, maior percentual de gordura corporal e 9% menos percepção de competência na atividade física.

Vale a pena lembrar que um bom desenvolvimento físico já foi associado a melhora do desempenho escolar em diversos estudos científicos.