Topo

Jairo Bouer

O que faz uma criança de 11 anos beber?

Jairo Bouer

04/03/2016 20h45

alcooladolescente615

Um estudo britânico mostra que uma a cada sete crianças de 11 já experimentou bebida alcoólica. O trabalho, feito por  pesquisadores da Universidade College London e London School School of Economics contou com quase 10.500 meninos e meninas dessa faixa etária.

Os resultados mostram que cerca de 14% das crianças beberam mais do que só alguns goles nessas experimentações. Aquelas cujas mães bebem foram 80% mais propensas a consumir álcool. Quando os amigos bebiam, o risco de que elas bebessem também era cinco vezes maior. O estudo também mostrou que meninos são mais propensos a beber precocemente do que as meninas.

Os pesquisadores encontraram alguns fatores associados à tendência a beber tão cedo, como o início da puberdade, ter um irmão caçula, apresentar comportamentos antissociais e dificuldades emocionais. Ausência de supervisão dos pais e insatisfação com o relacionamento familiar também foram identificados.

A pesquisa mostrou que a maioria das crianças tem crenças positivas em relação ao álcool – elas acham que beber faz as pessoas se sentirem melhor consigo mesmas e também facilita na hora de fazer amizades.

Como se pode ver, a prevenção do uso abusivo de álcool é complexa e deve envolver a família toda, além da escola. Sem contar que oferecer suporte psicológico para que os adolescentes enfrentem melhor seus conflitos pode ser outra estratégia importante.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.