Topo

Jairo Bouer

Usuários de maconha são mais propensos a ter problemas com álcool

Jairo Bouer

18/02/2016 17h48

fumobebida615

Adultos que usam maconha são cinco vezes mais propensos a desenvolver dependência por álcool, em comparação com indivíduos que não consomem a droga. É o que mostra um estudo realizado na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e publicado no periódico Drug and Alcohol Dependence.

Segundo os pesquisadores, liderados pelo professor de epidemiologia Renee Goodwin, a vulnerabilidade aumenta mesmo entre os usuários sem histórico de uso de álcool. Além disso, a maconha também aumenta a probabilidade de que a dependência pela bebida persista.

A equipe analisou dados de 27.461 adultos de um levantamento norte-americano focado em álcool e drogas. O foco dos pesquisadores foi nos usuários que começaram a fumar maconha antes de apresentar problemas com uso do álcool. Depois de três anos, esses indivíduos foram cinco vezes mais propensos a desenvolver algum grau de alcoolismo em relação a não usuários de cannabis. E a dependência foi mais difícil de ser tratada entre eles.

É importante que mais estudos sobre essa relação entre álcool e maconha sejam feitos, e que eles também incluam populações mais jovens, que são mais vulneráveis.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.