Topo

Jairo Bouer

Estudo explica por que certas pessoas não superam uma rejeição amorosa

Jairo Bouer

13/01/2016 19h19

ansiedade615

Muitas pessoas não conseguem lidar direito com uma rejeição amorosa porque, para elas, o fato revela algo sobre quem elas são e que não pode ser modificado. É o que afirmam pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Nesses casos, os sentimentos negativos permanecem vivos durante anos, chegando a prejudicar relacionamentos futuros. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

O objetivo da pesquisa foi observar a relação entre ser rejeitado e a noção que as pessoas têm do seu "self", um termo muito usado pelos psicólogos para designar a essência de cada um.

De acordo com os pesquisadores, algumas crenças que as pessoas desenvolvem sobre a personalidade podem contribuir para a capacidade de superar, ou não, uma rejeição.

Ao avaliar 891 indivíduos em cinco estudos diferentes, a equipe concluiu que ser deixado por alguém que achava que te amava, mas, depois de te conhecer melhor, mudou de ideia, acaba fazendo com que a vítima questione quem ela realmente é. Ou seja, funciona como uma ameaça ao "self".

Os pesquisadores descobriram que os indivíduos que acreditam que é possível mudar, e melhorar, são os que lidam melhor com um fora. Já aqueles que acham que a personalidade é algo imutável tendem a ter a dor prolongada. Eles acham que têm alguma espécie de defeito, e concluem que isso pode levar a uma nova rejeição no futuro.

A equipe pretende estudar, agora, se isso vale para outros tipos de rejeição, como ser abandonado por um dos pais ou ser demitido.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.