Topo

Jairo Bouer

Quem dorme menos passa mais tempo beliscando, mostra estudo

Jairo Bouer

23/12/2015 15h27

BOLOCHOCOLATE600

Se você dorme menos de sete horas por noite é provável que esteja comendo e bebendo mais do que precisa, segundo uma pesquisa.

Sabe quando você está vendo TV e aproveita para comer um biscoito? Ou toma um suco ou refrigerante sem necessariamente estar com sede? Esse tipo de comportamento é mais frequente quando as pessoas dormem menos do que deveriam, de acordo com o trabalho, publicado no American Journal of Health Promotion e divulgado no site Medical News Today.

Para chegar à conclusão, pesquisadores da Universidade do Alabama, liderados por Gabriel Tajeu, analisaram dados de mais de 28 mil adultos norte-americanos de 21 a 65 anos, dos quais 55,8% eram do sexo feminino.

Eles descobriram que aqueles que dormiam menos de sete horas gastavam quase nove minutos a mais comendo à toa diariamente. Eles também gastavam 28 minutos a mais bebendo sem necessidade nos dias de semana e 31 minutos nos fins de semana.

Este é apenas um dos inúmeros estudos que relacionam obesidade e sono insuficiente. Outros já mostraram que a falta de descanso pode interferir em hormônios e, a longo prazo, prejudicar a capacidade do organismo em metabolizar a glicose, elevando o risco de diabetes.

Portanto, se você está de folga neste Natal, é bom aproveitar para colocar o sono em dia, ainda mais se tiver guloseima sobrando na sua cozinha.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.