Topo

Jairo Bouer

Dormir com bicho de estimação pode melhorar o sono, diz estudo

Jairo Bouer

16/12/2015 18h36

pet615Se você  não resiste aos pedidos insistentes do seu animal de estimação para dormir com você, aqui vai uma boa notícia: segundo uma pesquisa, a presença do "melhor amigo" no quarto pode ter consequências positivas para o sono.

Pesquisadores da Clínica Mayo, nos Estados Unidos, entrevistaram 150 pacientes do centro de medicina do sono da clínica, dos quais 74 relataram possuir pelo menos um animal de estimação (especialmente cão ou gato). Mais da metade dos donos permitia que o bicho dormisse no quarto ou mesmo na cama.

Apesar de 20% deles admitirem que os animais às vezes atrapalhavam, porque ficavam vagando no quarto ou choramingando, 41% acreditavam que eles ajudavam no sono, por proporcionar segurança, relaxamento e companhia. O resultado foi mais frequente para os solteiros, segundo reportagem do site Medical News Today.

Para os autores, essa sensação de conforto é importante para o sono, que depende de relaxamento físico e mental para ser de qualidade.  O estudo tem limitações, mas deve servir de justificativa para quem ouve críticas por dividir o quarto com um animal de espécie diferente.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.