Topo

Jairo Bouer

Quem bebe com moderação é visto como mais atraente, diz pesquisa

Jairo Bouer

08/12/2015 18h42

festa300Um estudo revela aquilo que, na prática, todo mundo já sabe: quem exagera na bebida é visto como pouco ou nem um pouco atraente.

Mas pesquisadores da Universidade de Houston constataram que pessoas que bebem socialmente são consideradas mais atraentes que aquelas que não bebem. E alcoólatras em recuperação também foram classificados como mais interessantes que os não bebedores.

A pesquisa foi realizada com 594 heterossexuais, estudantes de graduação de uma universidade do sul dos Estados Unidos. Os participantes tinham que dar notas para fotos de diversas pessoas do sexo oposto e da mesma faixa etária, com níveis de atratividade variados. Todas as fotos acompanhavam uma frase que indicava a relação do retratado com a bebida.

De acordo com os autores do trabalho, o efeito se deve ao fato de que a bebida é encarada como algo "cool" e elegante, principalmente nos países ocidentais, algo que é reforçado pela mídia.

Em uma escala de 0 a 7, os bebedores sociais receberam uma pontuação média de 3,6, enquanto os alcoólatras em recuperação ganharam 3,4. Os abstêmios ficaram com 3,2 e os bebedores pesados, 2,8.

Os resultados foram publicados na revista Addictive Behaviors e divulgados no jornal britânico Daily Mail.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.