Topo

Jairo Bouer

Homens com nível detectável de HIV têm mais comportamento de risco

Jairo Bouer

07/12/2015 18h00

camisinha300Homens jovens que fazem sexo com outros homens e têm níveis detectáveis de HIV são mais propensos a admitir que não usam preservativo do que aqueles que têm carga viral indetectável. A conclusão, preocupante, foi publicada no periódico Jama Pediatrics.

O HIV tem afetado de forma desproporcional os homens que fazem sexo com outros homens e os mais novos são os mais vulneráveis. No Brasil, por exemplo, a taxa de garotos de 15 a 19 anos infectados triplicou nos últimos dez anos. Nos EUA, jovens de 13 a 29 anos representam um quarto dos novos casos de infecção, segundo o artigo no Jama.

Os pesquisadores da Universidade de Columbia analisaram fatores demográficos e psicossociais de 991 jovens soropositivos atendidos em clínicas norte-americanas. Do total, 69% tinham carga viral detectável.

Desse total, 55% admitiram ter feito sexo anal sem preservativo nos três meses anteriores à pesquisa e 35% relataram que, muitas vezes, o parceiro era HIV negativo. Entre os jovens com vírus indetectável, 44% afirmaram ter feito sexo anal sem preservativo e 25%, com parceiros de diferentes estados sorológicos.

Os pesquisadores também concluíram que, nos garotos com carga detectável, aqueles que abusavam de álcool ou drogas foram os mais propensos a não usar camisinha nas relações sexuais.

Pesquisas desse tipo mostram que a estratégia de combate ao HIV não pode ficar restrita ao uso do preservativo, e que é preciso levar em consideração questões como o uso de substâncias e também aspectos psicológicos envolvidos em comportamentos de risco.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.