Topo

Jairo Bouer

Palavras enganam, mas não o tom de voz, sugere estudo

Jairo Bouer

25/11/2015 18h57

DISCUSSAO300O tom de voz que você usa ao falar com seu parceiro ou parceira pode indicar se seu relacionamento vai durar  ou não. Pelo menos é o que diz uma pesquisa feita por cientistas das universidades de Utah e do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Eles desenvolveram um algoritmo de computador, que, segundo a equipe, é capaz de prever com 79% de precisão se um casal tem futuro. As informações foram publicadas no periódico científico  Proceedings of Interspeech.

Para elaborar a ferramenta, os pesquisadores gravaram, ao longo de dois anos, centenas de conversas de mais de 100 casais que faziam terapia juntos para resolver problemas de relacionamento. Depois, eles rastrearam o estado civil dos participantes ao longo de cinco anos.

O algoritmo foi desenvolvido a partir de características específicas captadas nas vozes que indicavam reações emocionais mais fortes. Os pesquisadores também ouviram as impressões de cada participante sobre o que o parceiro ou a parceira havia dito.

Para testar a eficácia do algoritmo, eles compararam os resultados com análises feitas por especialistas sobre o comportamento dos casais nas sessões. Os pesquisadores concluíram que o tom de voz fez um retrato mais fiel sobre o futuro das relações que os próprios especialistas.

Os resultados sugerem que  a forma como você diz uma coisa para alguém importa mais do que o que você efetivamente diz. Embora alterar o tom da voz seja uma reação involuntária, ter consciência disso pode ajudar os casais a se entender melhor.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.