Topo

Jairo Bouer

Divisão de tarefas domésticas leva a uma vida sexual mais satisfatória

Jairo Bouer

03/11/2015 13h57

louca300Um novo estudo confirma: homens que ajudam as parceiras nas tarefas domésticas colaboram para que o casal faça mais sexo. A conclusão é de uma pesquisa que acompanhou mais de 1.300 casais ao longo de cinco anos. Nos lares em que a divisão do trabalho era mais justa, os parceiros se mostraram mais satisfeitos com a sua vida sexual.

Os pesquisadores, da Universidade de Alberta, no Canadá, também descobriram que homens que assumem as tarefas domésticas, enquanto a mulher trabalha, não têm menos sexo por isso, ao contrário do que afirmou estudo norte-americano realizado em 2012.

Em artigo sobre o tema publicado no Journal of Family Psychology, o principal autor, Matt Johnson, avalia que a conclusão da pesquisa atual combina mais com o que ele próprio observa como terapeuta de casais.

Claro que é preciso levar em conta o contexto de cada um – cada pessoa tem uma expectativa em relação ao que é uma divisão justa, com base nos parâmetros da família e dos amigos. A pesquisa também possui uma limitação importante – os casais eram todos alemães, e a cultura de um país pode interferir bastante nesse aspecto.

Mas 1.300 é um número bem razoável para uma pesquisa. Portanto, em vez de reclamar que sua mulher não pensa tanto em sexo como você, que tal começar a lavar a louça depois do jantar?

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.