Blog do Doutor Jairo Bouer

Quer manter seu casamento? Aprenda a agradecer, sugere estudo

Jairo Bouer

CASAMENTO300Um estudo sugere que a gratidão é um dos ingredientes mais importantes para a manutenção de um casamento. De acordo com pesquisadores da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, ouvir um “obrigado” faz a pessoa se sentir valorizada, o que interfere na forma como ela enxerga o relacionamento e cuida dele.

O trabalho, publicado na revista Personal Relationships, partiu da análise de entrevistas com 468 indivíduos casados feitas por telefone. A equipe, coordenada pelo pesquisador Allen Barton, da Faculdade de Ciências da Família e do Consumidor, concluiu que a expressão de gratidão foi o indicador mais consistente de qualidade conjugal.

Os pesquisadores perceberam que, mesmo quando um casal estava passando por dificuldades financeiras ou algum outro tipo de crise, a gratidão trazia resultados positivos para os conflitos.

O estudo também associou a capacidade de dizer “obrigado” a um maior compromisso com o relacionamento e uma comunicação mais efetiva entre o casal. Segundo os pesquisadores, essa palavra poderosa ajuda a interromper o círculo vicioso de defesa e crítica que costuma se instalar nas brigas conjugais. Afinal, não importa tanto a frequência das discussões, mas o tom que elas têm.