Topo

Jairo Bouer

Para aprender melhor, repita o trecho em voz alta para alguém

Jairo Bouer

13/10/2015 16h40

ESTUDAR300Se você quer se sair melhor na próxima prova ou aprender um novo idioma mais rápido, repita as frases que você quer guardar em voz alta depois de ler. Segundo um estudo, esse ato simples pode melhorar sua memória verbal, principalmente se você fizer isso dirigindo-se para outra pessoa.

Dois pesquisadores da Universidade de Montreal, do Canadá, decidiram comprovar se o hábito de repetir em voz alta realmente ajuda a memorizar frases e palavras – algo que muita gente faz até por instinto.

Victor Boucher e Alexis Lafleur pediram a 44 estudantes universitários para participar de uma série de tarefas. Primeiro, eles tinham que ler diversas palavras com a mesma raiz (por exemplo: cantar, cantor, cantora e cantoria) em uma tela de computador.

Depois, os participantes tinham que repetir as palavras de quatro maneiras diferentes: mentalmente, em silêncio e com movimento labial, em voz alta olhando para a tela e, ainda, em voz alta, mas dirigindo-se para outra pessoa. Eles fizeram tudo isso utilizando fones de ouvido que emitiam um "ruído branco", que os impedia de ouvir a própria voz.

Depois das tarefas, eles faziam uma atividade para se distrair e, então, eram convidados a identificar as palavras na nova tela, sendo que algumas delas não tinham sido mostradas nos testes. Os pesquisadores descobriram que repetir os termos para outra pessoa foi o recurso que produziu a maior recuperação de memória verbal. Repetir mentalmente foi o que funcionou pior.

Em artigo publicado na revista Consciousness and Cognition, os autores dizem que o simples fato de articular as palavras sem cria um vínculo sensorial e motor que aumenta a capacidade de lembrar. Mas se isso for associado à necessidade de se expressar, a informação é melhor retida no cérebro.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.