Topo

Jairo Bouer

Quase metade das mulheres já teve "depressão pós-sexo", diz estudo

Jairo Bouer

05/10/2015 19h45

depressao300Em vez de sentir prazer e satisfação, algumas mulheres podem ficar melancólicas ou até agressivas com o parceiro depois de transar. Segundo uma pesquisa, 46% delas já experimentaram a chamada "disforia pós-coito", mais conhecida como "depressão pós-sexo", alguma vez na vida. E 5% das entrevistadas relataram ter tido a experiência nas quatro semanas anteriores à entrevista.

O levantamento contou com 230 estudantes universitárias de diferentes etnias contatadas por e-mail por psicólogos da Universidade de Tecnologia Queensland, na Austrália. Todas elas tinham mais de 18 anos e eram sexualmente ativas.

Segundo os pesquisadores, não houve relação entre a disforia pós-coito e o nível de intimidade com o parceiro. Estudos anteriores já mostraram que o problema é mais comum em mulheres que já sofreram algum tipo de abuso, tanto sexual como emocional, mas ainda são necessárias mais pesquisas para compreender por que o fenômeno ocorre.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.