Topo

Jairo Bouer

Suicídio de famosos muda tom de posts em fórum de apoio

Jairo Bouer

24/09/2015 18h50

ESTRESSE300O Reddit é uma rede social quase tão popular quanto o Facebook e o Twitter nos Estados Unidos. Ele conta com um fórum chamado SuicideWatch, destinado a dar apoio e orientação para as pessoas que pensam em se matar, ou que conhecem alguém nessa situação. Um estudo realizado no Instituto de Tecnologia da Georgia mostra que a atividade e a linguagem adotada nos posts muda bastante depois que alguma celebridade acaba com a própria vida.

A equipe, coordenada pelo professor Munmun De Choudhury, do instituto, avaliou cerca de 66 mil posts publicados por 19 mil usuários únicos entre outubro de 2013 e dezembro de 2014.  Eles concluíram que nos depois após o suicídio de alguma celebridade, como do ator Robin Williams, no ano passado, o tom verificado nos posts é de raiva e ansiedade, e quem apresenta tendências suicidas deixa isso mais explícito. Ou seja: quem entra no fórum em busca de apoio acaba encontrando mais desesperança.

Se, em períodos normais, a tendência é encontrar mensagens do tipo "acho que eu deveria me matar", após o suicídio de celebridades há mais frases do tipo "vou acabar com tudo neste fim de semana". E posts que costumam ser mais focados em familiares e amigos passam a adotar mais a primeira pessoa do singular. Os usuários nem mesmo comentam sobre os famosos que se suicidaram – falam apenas deles próprios.

Os resultados, apresentados em uma conferência sobre mídias sociais no Chipre, reforçam a noção de "efeito manada" provocado pelas notícias sobre suicídio – sempre há um aumento do número de tentativas após a morte de alguma celebridade. Para os pesquisadores, talvez seja o caso de incluir mais moderadores na rede em ocasiões como essas, ou desenvolver algoritmos que identifiquem usuários com maior risco de suicídio pelo uso de determinados termos nos posts.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.