Topo

Jairo Bouer

Sorriso atrai mulher que busca relacionamento sério, diz estudo

Jairo Bouer

15/09/2015 18h13

HOMEMSORRIDENTE300Você está em busca de uma garota para namorar sério? Então sorria. Pesquisadores descobriram que mulheres em busca de compromisso tendem a achar homens sorridentes mais confiáveis e, por isso, atraentes. A conclusão é de um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Oslo, na Noruega, e de Senshu, no Japão.

Segundo eles, a impressão de que um homem é confiável atrai garotas em busca de compromisso por razões ligadas à paternidade – nenhuma mulher quer ser abandonada com um bebê no colo. Essa preferência teria sido moldada ao longo da evolução humana.

Em um dos experimentos, 218 mulheres foram expostas a fotos de diferentes homens e tinham que dar uma nota para cada um deles, levando em consideração a escolha para um relacionamento sério. Alguns deles sorriam, enquanto outros apresentavam uma expressão neutra.

Depois, um outro grupo de 71 mulheres foi exposto às fotos e tinha que dar notas mais altas para aqueles que lhes dava a sensação de ser mais confiáveis. Em ambos os experimentos os sorridentes foram melhor avaliados.

O curioso é que os homens com expressão neutra foram considerados mais masculinos e interessantes para um encontro casual. Mas quando a intenção era algo mais sério, o aspecto feliz foi mais valorizado.

Os resultados foram publicados na revista Evolutionary Psychology e divulgados no jornal britânico Daily Mail.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.