Topo

Jairo Bouer

Chorar traz sensação de alívio, segundo pesquisa

Jairo Bouer

24/08/2015 19h12

CHORO300Chorar ajuda a "lavar a alma"? Segundo um estudo realizado na Universidade de Tilburg, na Holanda, a resposta é sim, mas só depois de algum tempo.

Enquanto alguns pesquisadores acreditam que o papel do choro é pedir ajuda, outros apostam que a manifestação ajuda a trazer alívio diante de emoções intensas.

A pesquisa contou com 60 pessoas que foram convidadas a assistir a dois filmes carregados de emoções – "A Vida é Bela" e  "Sempre ao seu lado". Eles também fizeram relatos sobre seu estado de espírito antes, logo após verem o filme, 20 minutos e 90 minutos depois. Do total de participantes, 28 choraram e 32 não derrubaram nenhuma lágrima.

O estado de espírito dos que não choraram não se alterou, e eles não relataram qualquer mudança de humor após terem visto os filmes.

Já os "manteiga-derretida" ficaram mais tristes logo após a exibição. Vinte minutos depois, seu estado de espírito voltou ao nível relatado antes dos filmes e, após 90 minutos, eles relataram uma melhora significativa no humor.

De acordo com os autores, coordenados pelo pesquisador Asmir Gračanin, o retorno ao estado normal após um mergulho nas emoções faz com que as pessoas, mais tarde, tenham a sensação de que o humor melhorou depois de derramar algumas lágrimas.

Os resultados foram publicados na revista  Motivation and Emotion.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.