Topo

Jairo Bouer

Entenda por que é importante levar uma mulher para jantar

Jairo Bouer

14/08/2015 16h48

JANTAR300Você já deve ter ouvido falar que, para conquistar uma garota, você deve levá-la para jantar, não é? Pois a estratégia agora tem fundamentação científica. Pesquisadores descobriram que as mulheres respondem melhor a estímulos românticos quando estão com o estômago cheio.

A equipe, da Universidade de Drexel, nos EUA, avaliou o funcionamento de circuitos cerebrais de mulheres jovens com ou sem fome.  Eles descobriram que as garotas apresentaram maior ativação do sistema de recompensa diante de imagens românticas depois de terem comido.

Os resultados contradizem a hipótese de que as pessoas são mais sensíveis a estímulos de recompensa quando estão famintas. Nesse caso específico, pelo menos, as mulheres bem alimentadas apresentaram sensibilidade maior em comparação com as que estavam com fome.  Os resultados foram publicados na revista Appetite.

O estudo contou com garotas que tinham histórico de dietas e também com garotas que nunca haviam feito regime. É que, em um estudo anterior, publicado no ano passado, a mesma equipe havia comprovado que mulheres acostumadas a controlar a alimentação respondiam de forma mais dramática a estímulos alimentares (ou seja, de recompensa) do que aqueles que nunca tinham feito regime.

Os pesquisadores perceberam que o histórico de dietas faz as mulheres desejarem mais os alimentos. No estudo com exposição de imagens românticas, elas também apresentaram  uma ativação mais forte nas regiões de recompensa após terem comido. Se você quer conquistar uma garota, portanto, não deixe de incluir o jantar no seu encontro romântico, especialmente se ela for do tipo que está sempre de dieta.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.