Topo

Jairo Bouer

Notificações do smartphone desviam a atenção dos usuários, prova estudo

Jairo Bouer

23/07/2015 20h15

SMARTPHONE300Um estudo da Universidade do Estado da Flórida comprovou o que todo usuário de smartphone já sabe: aqueles avisos sonoros que acompanham as notificações fazem com que a gente não consiga se concentrar direito no que está fazendo.

Os pesquisadores descobriram que mesmo quando o usuário deixa o aparelho no modo de vibração, as notificações têm uma capacidade de distração comparável a receber chamadas e mensagens de texto.

O estudo, publicado no periódico Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, mostrou que o efeito sobre a concentração é realmente marcante.

De acordo com a equipe, liderada por Cary Stothart, embora os avisos sonoros sejam de curta duração, eles são suficientes gerar divagações e desviar a atenção de uma tarefa. Isso pode ter efeito desastroso, por exemplo, para quem está dirigindo.

Para realizar o estudo, os pesquisadores compararam o desempenho dos participantes em uma tarefa no computador que demandava certa atenção.  Eles foram aleatoriamente escolhidos para receber avisos de chamadas, de textos ou nenhuma notificação.

Os participantes que receberam avisos cometeram três vezes mais erros na tarefa do que aqueles que não receberam nada. E as notificações de chamada atrapalharam um pouco mais que os alertas de texto.

Os pesquisadores planejam, agora, executar um experimento parecido enquanto os participantes conduzem um carro em um simulador. Mesmo assim, só com base no estudo atual, eles sugerem que, ao dirigir, os motoristas desliguem o celular ou os deixem fora de alcance e sem som.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.