Topo

Jairo Bouer

Mídias sociais ajudam adultos jovens a largar o cigarro

Jairo Bouer

09/06/2015 14h41

CIGARRO300Adultos jovens que usam mídias sociais para largar o cigarro são duas vezes mais bem-sucedidos que aqueles que usam métodos tradicionais, segundo pesquisa da Universidade de Waterloo, no Canadá.

O trabalho, publicado no periódico Nicotine & Tobacco Research, avaliou o sucesso de uma campanha lançada em 2012 pela Sociedade Canadense de Combate ao Câncer nas mídias sociais que incluía aplicativos, ferramentas on-line e um serviço de atendimento telefônico para quem queria abandonar o cigarro.

Após três meses no ar, 32% dos fumantes que usaram os apps e as ferramentas oferecidas pelo programa conseguiram largar o vício, em comparação com 14% dos que acessaram o serviço telefônico.

Para o líder do estudo, o pesquisador Bruce Baskerville, redes sociais como Facebook e Twitter podem ser os melhores meios de acesso ao público de 19 a 29 anos, que naquele país é a faixa etária com maior número de fumantes.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.