Topo

Jairo Bouer

Depressão ameaça pacientes com insuficiência cardíaca, alerta estudo

Jairo Bouer

26/05/2015 12h30

coracao300Pacientes com insuficiência cardíaca que sofrem de depressão moderada ou grave têm um risco de morrer cinco vezes maior por qualquer causa em comparação com aqueles que não sofrem de sintomas depressivos.

A conclusão é de um estudo observacional chamado Opera-HF, cujos resultados preliminares foram apresentados na conferência anual da Associação de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Europeia de Cardiologia.

Segundo o pesquisador-chefe do estudo, o professor de cardiologia John Cleland, do Imperial College London, no Reino Unido, pacientes com insuficiência cardíaca têm risco mais alto de internações hospitalares recorrentes. Cerca de 26 milhões de pessoas vivem com a doença no mundo, caracterizada quando o coração é incapaz de bombear o sangue de forma adequada e levar oxigênio suficiente para as células do corpo.

Ao todo, 154 pacientes foram avaliados para o estudo. Do total, 103 não estavam deprimidos, 27 tinham depressão leve e 24, de moderada a grave. Todos foram acompanhados ao longo de 300 dias e, no período, 27 pacientes morreram. Os pacientes que não estavam deprimidos tiveram um risco 80% menor de morte.

O professor alerta para o perigo que a depressão representa para esses pacientes – de 20 a 40% deles sofrem com sintomas como perda de motivação, de confiança, de interesse em atividades cotidianas, distúrbios de sono, alterações no apetite e menor qualidade de vida.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.