Topo

Jairo Bouer

Uso de maconha na puberdade pode interferir na altura dos jovens

Jairo Bouer

19/05/2015 18h28

MARIJUANA300Uma das primeiras pesquisas sobre o impacto do uso frequente de maconha na puberdade mostra que a droga pode afetar bastante o desenvolvimento dos jovens nessa fase da vida. E pode deixá-los cerca de dez centímetros mais baixos em relação a não usuários.

Uma equipe da Universidade Rawalpindi, no Paquistão, avaliou os níveis de hormônios em amostras de sangue e de saliva de 217 meninos dependentes de maconha no país, e comparou os dados com os de outros 220 que não usavam a droga.

Os meninos que consumiam maconha assiduamente apresentavam níveis mais altos de hormônios relacionados à puberdade, como a testosterona, e também de cortisol, conhecido como hormônio do estresse. Eles também tinham níveis mais baixos de hormônio do crescimento em relação a não usuários.

Quando chegaram aos 20 anos, os usuários de maconha apresentaram uma altura menor e cerca de 4,6 quilos a menos em relação aos jovens que não usavam a substância.

Para Syed Shakeel Raza Rizvi, que coordenou o trabalho, é possível que a droga ajude a deflagrar respostas de estresse que suprimem o crescimento e levam à puberdade precoce. E isso pode fazer com que os jovens se envolvam mais cedo com outras substâncias, como o tabaco e o álcool.

As informações foram publicadas no site Medical News Today.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.