Topo

Jairo Bouer

Chefes acham que depressão não é desculpa para faltar, mostra pesquisa

Jairo Bouer

01/04/2015 14h17

depressao7001Uma pesquisa feita no Reino Unido mostra que sete em cada dez chefes acreditam que estresse, ansiedade e depressão não são desculpas aceitáveis para faltar no trabalho. No entanto, pelo menos um quarto dos funcionários apresenta um desses problemas em alguma época do ano.

O levantamento, feito por uma seguradora de saúde britânica, a AXA PPP, contou com 1.000 gestores, executivos e donos de empresa e outros 1.000 funcionários dessas mesmas corporações. Os resultados foram divulgados pelo jornal Daily Mail.

Apesar de transtornos mentais serem tão frequentes quanto outros tipos de doença, as pessoas ainda são mais propensas a esconder a situação dos superiores ou dos colegas de trabalho. E a pesquisa mostra que realmente existe razão para isso: são poucos os chefes que encaram o problema como doença.

Apenas 40% dos funcionários entrevistados disseram que seriam honestos com seus chefes se estivessem com ansiedade ou depressão.  O resultado reverbera neste momento em que as pessoas refletem sobre o caso do avião da Germanwings, deliberadamente jogado contra os Alpes pelo copiloto Andreas Lubitz, que sofria de depressão.

Deixar de empregar uma pessoa só porque ela passou por tratamento psiquiátrico é uma atitude preconceituosa e inaceitável. Mas encarar sintomas depressivos como  frescura ou sinal de fraqueza só faz a omissão e o estigma aumentarem.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.