Topo

Jairo Bouer

Quase metade das pessoas já trocou sexo por tecnologia, mostra pesquisa

Jairo Bouer

13/03/2015 17h53

TECNOLOGIACASAL300Uma pesquisa britânica mostrou que 40% das pessoas já abriram mão de transar para ficar no smartphone ou no tablet. E o pior: um terço admitiu já ter corrido para enviar alguma mensagem durante o sexo.  Dá para acreditar? O trabalho foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Durham e encomendada por uma fabricante de preservativos, que parece estar preocupada com o fato de as pessoas estarem trocando sexo por tecnologia.

A empresa lançou uma campanha para estimular as pessoas a desligarem seus aparelhos no dia 28 de março, das 20h30 às 21h30, para curtir um pouco o parceiro ou a parceira – uma analogia explícita à Hora do Planeta, só que voltada para a preservação dos relacionamentos. Com um vídeo bem-humorado, a campanha mostra que o botão de "desliga" dos aparelhos às vezes pode fazer milagres para aumentar o prazer.

Em reportagem ao Daily Mail, o pesquisador Mark McCormack, que coordenou o levantamento, conta que chegou a ouvir uma mulher descrever o smarphone como "a terceira pessoa do casamento".

Claro que a tecnologia também traz vantagens para a vida amorosa. Sites e aplicativos têm ajudado as pessoas a encontrar amigos, parceiros sexuais e namorados. E também há quem use os aparelhos para apimentar a própria relação. Mas trocar momentos de intimidade pelas redes sociais é um pouco demais, não?

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.