Topo

Jairo Bouer

Tablet e celular podem afetar desenvolvimento dos pequenos, alerta artigo

Jairo Bouer

02/02/2015 17h38

TABLET300Usar o tablet ou o celular para acalmar a criança que não deixa os pais em paz em certos ambientes pode ser uma faca de dois gumes, sugerem pesquisadores em um artigo publicado semana passada no periódico Pediatrics.

Segundo os especialistas, da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, a atitude faz com que as crianças deixem de desenvolver seus próprios mecanismos de autorregulação. Os pesquisadores, coordenados por Jenny Radesky, chegaram à conclusão após revisar estudos sobre diversos tipos de mídia disponíveis hoje e seu papel na educação e no desenvolvimento dos pequenos.

Várias pesquisas mostram que crianças com menos de 30 meses não são capazes de aprender com vídeos o que aprenderiam com as interações reais. No entanto, a equipe admite que há poucos trabalhos sobre mídias interativas, como livros eletrônicos e aplicativos para aprender a ler.

Ao que tudo indica, esses aplicativos podem ser úteis apenas para crianças com 3 anos ou mais, afirma o artigo. Mesmo assim, celulares e tablets podem diminuir o tempo gasto com interações reais, o que é preocupante.

Enquanto ainda não há estudos suficientes para garantir o benefício dessas tecnologias, os pesquisadores sugerem que elas sejam usadas pelas crianças junto com os pais, pois isso aumenta o valor educacional da mídia. Eles também recomendam que isso seja feito por um período pré-determinado, como uma hora por dia, por exemplo.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.