Topo

Jairo Bouer

Casal que tenta entrar em forma junto tem mais chance de conquistar a meta

Jairo Bouer

19/01/2015 15h55

corrida300Pessoas que decidem ter hábitos mais saudáveis são mais bem-sucedidas quando o parceiro faz parte do projeto também. É o que mostra uma pesquisa da Universidade College London, financiada pelo Instituto de Pesquisa sobre o Câncer do Reino Unido.

Os dados, publicados na revista médica Jama desta segunda-feira (19), mostra que homens e mulheres são mais propensos a parar de fumar, fazer exercícios ou perder peso quando a parceira ou o parceiro também se engajam na meta.

Foram analisados 3. 722 casais com idade igual ou com idade superior a 50 anos. Entre as mulheres que fumavam, metade conseguiu parar quando o marido ou companheiro também tentava parar junto, em comparação com 17% das mulheres cujos parceiros já eram ex-fumantes, ou 8% das que viviam com fumantes regulares. Os homens apresentaram resultados semelhantes.

Os pesquisadores sugerem que as pessoas convidem os amigou ou entrem em grupos de apoio ao tentar abandonar hábitos insalubres, pois isso aumenta as chances de obter sucesso. Fazer mudanças no estilo de vida diminui a probabilidade de morrer por doenças crônicas e alguns tipos de câncer. E os laços com o parceiro ou o amigo podem até se estreitar se ambos combinarem de ir andar no parque juntos, por exemplo.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.