Topo

Jairo Bouer

Se preocupar demais é sinal de inteligência, sugere pesquisa

Jairo Bouer

22/12/2014 13h29

PREOCUPACAO300Pessoas que se preocupam demais tendem a passar noites em claro pensando em tudo de ruim que pode acontecer. Mas elas têm pelo menos algo para comemorar: segundo um estudo conduzido no Canadá, esse comportamento indica inteligência

Pesquisadores liderados por Alexander Penney Universidade Lakehead, em Ontario, entrevistaram 126 estudantes – a maioria mulheres – e avaliaram seu humor, inteligência e tendência a ruminar pensamentos.

Eles descobriram que os indivíduos com níveis mais altos de depressão e ansiedade eram os que apresentavam os melhores resultados nos testes de inteligência, em especial a verbal, ligada à habilidade para falar, ler e escrever.

Segundo reportagem publicada no jornal britânico Daily Mail, a hipótese dos pesquisadores é que pessoas com inteligência verbal tendem a passar mais tempo fazendo conexões entre eventos passados e futuros. E pensam mais nos detalhes. Talvez por isso, acabam tendo mais com o que se preocupar.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.