Pessoas com rosto comum são consideradas mais confiáveis, diz estudo
Ninguém gosta da ideia de ter uma aparência comum, ou mediana, mas um estudo sugere que pessoas com essa característica são consideradas mais confiáveis, apesar de não serem as mais atraentes. Os resultados foram publicados na revista Psychological Science.
Rostos típicos despertam familiaridade, de acordo com o autor do estudo, o pesquisador Carmel Sofer, da Universidade Princeton, nos Estados Unidos, e da Universidade Radboud Nijmegen, na Holanda.
Os pesquisadores criaram rostos "normais" juntando pedaços de diversas faces no computador. Também fizeram uma seleção de rostos mais e menos atraentes. As imagens foram classificadas de acordo com beleza e confiabilidade por um grupo de pessoas do mesmo sexo.
Os resultados indicaram que quanto mais comum era o rosto, maior a tendência de ser classificado como confiável. Já as faces consideradas mais atraentes eram justamente as menos comuns.
Sofer e sua equipe dizem que os resultados são importantes para entender como as pessoas julgam as outras em ambientes onde há gente de diversas origens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.