Topo

Jairo Bouer

Habilidade espacial ajudou homens a ter mais parceiras, sugere estudo

Jairo Bouer

13/11/2014 12h35

LOCALIZACAO300Vários estudos já demonstraram que os homens são melhores que as mulheres para se localizar espacialmente. Mas um novo trabalho sugere que essa capacidade foi aperfeiçoada, ao longo dos milênios, para suprir a necessidade masculina de encontrar novas companheiras. E, assim, gerar mais descendentes.

Antropólogos da Universidade de Utah, nos Estados Unidos, avaliaram duas tribos africanas – Twe e Tjimba, no noroeste da Namíbia – para chegar à conclusão. Eles descobriram que os índios com maior habilidade espacial não apenas viajavam mais do que os outros, mas também tinham mais filhos.  Os resultados foram publicados na revista Evolution and Human Behavior.

As habilidades espaciais incluem a capacidade de visualizar distâncias e manipular a imagem na mente. Segundo os pesquisadores, essa característica é mais desenvolvida no sexo masculino em todas as culturas, e até nos machos de algumas outras espécies. Por isso, eles acreditam que isso trouxe vantagens para os homens ao longo da evolução.

As tribos foram escolhidas porque os índios dessas comunidades costumam andar cerca de 200 quilômetros por ano e têm uma cultura sexual mais aberta, que admite a poligamia.

Para testar a habilidade espacial dos índios, 68 homens e 52 mulheres foram submetidos a diferentes testes em um computador. Em todos, eles se saíram melhor do que elas. Eles também relataram as viagens realizadas no ano anterior à pesquisa, e ficou claro que eles viajavam mais que as mulheres.

Para os pesquisadores, homens com maior número de companheiras têm mais sucesso em termos reprodutivos. E viajar mais longe seria um modo de aumentar as chances de encontrar mais mulheres disponíveis para a reprodução.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.