Topo

Jairo Bouer

Ouvir fofoca promove o autoconhecimento, segundo pesquisa

Jairo Bouer

24/10/2014 12h24

bullying300A fofoca está presente em quase todas as conversas diárias e, apesar de termos um certo preconceito contra esse comportamento, um estudo mostrou que ouvir falar dos outros tem um lado bom: leva a gente a refletir sobre si mesmo e crescer.

Pesquisadores da Universidade de Groningen, na Holanda, estudaram o efeito que a fofoca positiva e negativa têm sobre como o ouvinte avalia a si mesmo. O trabalho foi publicado no Personality and Social Psychology Bulletin.

Eles perceberam que a fofoca pode ajudar as pessoas a se adaptarem a um ambiente social, mostra como um indivíduo pode melhorar e até ajuda a revelar potenciais ameaças em determinado grupo.

Com entrevistas e simulações de papéis, os participantes foram estimulados a lembrar de fofocas positivas ou negativas que ouviram em relação a alguém e o que aquilo as tinha feito concluir sobre si mesmos. Eles concluíram que a fofoca positiva gerou um valor de autoaperfeiçoamento. Já a negativa estimulou o valor de autopromoção e autoproteção.

Segundo a principal pesquisadora, Elena Martinescu, ouvir histórias positivas sobre os outros é útil porque faz as pessoas pensarem em maneiras de melhorar. Já as fofocas negativas de certa forma ajudam a melhorar o nosso ego, ao mesmo tempo em que são uma ameaça, pois levam a crer que também podemos ser vítimas dessa forma de tratamento.

As mulheres que receberam fofocas negativas demonstraram mais preocupação em se proteger, possivelmente por acreditarem que poderiam ser alvo de comentários maldosos também. Já os homens sentiram mais receio ao ouvir fofocas positivas, talvez por sentirem que a comparação com um concorrente é algo ameaçador.

A conclusão é que as fofocas podem ser uma fonte valiosa de autoconhecimento, já que levam a gente a se comparar com os outros. Agora você pode sentir menos culpa ao falar de alguém para seus amigos.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.