Topo

Jairo Bouer

Conflitos em casa se refletem na escola e vice-versa, mostra estudo

Jairo Bouer

23/10/2014 13h46

DEPRESSAO300 (1)Ninguém consegue deixar os problemas familiares em casa e os escolares, no colégio. É o que comprova um estudo feito na Universidade do Sul da Califórnia. Segundo pesquisadores, toda vez que um jovem tem conflitos com os pais, ele acaba tendo alguma dificuldade na escola no mesmo dia, ou até dois dias depois. E vice-versa.

O trabalho, publicado na revista Child Development, mostra a correlação entre problemas comuns na vida dos adolescentes, como brigar com os pais, ir mal na prova, ter dificuldade para entender alguma matéria e de terminar tarefas.

Segundo as pesquisadoras Adela Timmons e Gayla Margolin, o fato de que um conflito doméstico se reflete no estudo e vice-versa é bem reconhecido entre os especialistas, porém essa conexão é pouco estudada.

Para elas, o humor negativo é o que leva os problemas de um ambiente para outro. Por exemplo: o fato de ter ido mal na prova gera irritabilidade, o que acaba fazendo o jovem entrar em conflito com os pais.

Elas também descobriram que adolescentes com sintomas de ansiedade e depressão apresentam ainda mais essa tendência a levar os problemas de casa para a escola e vice-versa.

As pesquisadoras acompanharam mais de 100 alunos de 13 a 17 anos e seus pais ao longo de 14 dias. As condições socioeconômicas das famílias eram variadas. Tanto os estudantes quanto seus pais responderam questionários no fim de cada dia, relatando seu humor e eventuais problemas em casa ou na escola. Os jovens também tiveram sua saúde mental avaliada.

Os resultados sugerem que é preciso investir em intervenções para ajudar os adolescentes a lidar com o humor negativo. Isso faria a relação com os pais melhorar e, de quebra, ajudaria no desempenho escolar.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.