Topo

Jairo Bouer

Jairo responde: herpes labial pode passar para a genitália no sexo oral?

Jairo Bouer

29/09/2014 10h21

HERPES300Dúvida enviada por internauta: Tenho herpes labial e quero saber se ela pode passar da boca para a genitália feminina durante o sexo oral, caso esteja no período de manifestação da doença. O tipo que dá na boca é o mesmo do vaginal? Se a pessoa que sofreu o contato com alguém estiver com a imunidade baixa, qual é o período mínimo para a doença se manifestar?

O herpes é uma doença provocada por dois tipos de vírus, o HSV1 e o HSV2. Hoje se admite que, apesar de o primeiro tipo ter preferência pela região oral e o segundo, pela genital, esses vírus podem, sim, passar de uma parte do corpo para outra, basicamente pela prática do sexo oral.

Por isso, é importante que, na fase ativa (quando as bolhas aparecem), o contato sexual seja evitado, pelo maior risco de transmissão. Também recomenda-se não tocar ou furar as bolhas, e lavar as mãos com frequência.

Após o contato, a infecção pode se manifestar em alguns dias. O tratamento das lesões é feito com medicamentos antivirais, mas os sintomas podem ressurgir de tempos em tempos, especialmente quando o sistema imunológico se enfraquece.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.