Topo

Jairo Bouer

Perfeccionismo é fator de risco importante para o suicídio, alerta artigo

Jairo Bouer

26/09/2014 14h37

DEPRESSAO300O perfeccionismo pode ser uma qualidade requisitada, mas, em alguns casos, ela pode ser prejudicial. Um artigo mostra que essa característica é um fator de risco mais importante para o suicídio do que os especialistas imaginam.

Para o professor de psicologia Gordon Flett, da Universidade de York, no Canadá, os profissionais de saúde devem dar mais atenção ao potencial destrutivo do perfeccionismo.

Ele e dois professores, da Universidade de British Columbia e Western, respectivamente, ressaltam que médicos, advogados e arquitetos, cujas ocupações enfatizam a precisão, têm um risco maior de se suicidar por causa do perfeccionismo, assim como pessoas em cargos de liderança.

Em artigo publicado na revista Review of General Psychology, da Associação Americana de Psicologia, eles destacam que pensamentos suicidas muitas vezes estão ligados à pressão externa para ser perfeito. A exposição a essa demanda social, segundo os pesquisadores, está ligada de forma consistente à desesperança.

Os autores também observam que perfeccionistas muitas vezes cometem suicídios sem dar sinais prévios. A característica faz com que eles evitem demonstrar seus impulsos ou intenções suicidas. E o pior: eles planejam com perfeição como acabar com a própria vida.

Os pesquisadores esperam que a análise contribua para programas de prevenção ao suicídio. Mais de 1 milhão de pessoas em todo o mundo dão fim às próprias vidas a cada ano. Estima-se que essa seja a terceira principal causa de morte entre jovens em vários países, inclusive no Brasil.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.