Topo

Jairo Bouer

Homens gostam de competição, mas mulheres também

Jairo Bouer

18/09/2014 17h30

COMPETICAO300Você acha que os homens são mais chegados em competição do que as mulheres? Pois uma equipe de pesquisadores finlandeses decidiu testar se esse estereótipo procede. A conclusão? Homens realmente preferem atividades competitivas às que envolvem cooperação. Já para as mulheres, ambas são bem-vindas.

O estudo, publicado na revista científica PLoS ONE, envolveu 130 voluntários, sendo 50 do sexo feminino. Eles foram convidados a participar de jogos digitais de caráter competitivo e cooperativo.

Enquanto jogavam, exames mediam as contrações de seus músculos da face, a temperatura da pele e a frequência cardíaca, dados que ajudam a aferir respostas emocionais. Além disso, os pesquisadores também anotaram as sensações relatadas pelos participantes.

Os homens apresentaram bem mais respostas positivas aos jogos de competição, mas entre as mulheres não houve diferenças significativas. Ou seja: não é porque elas gostam de atividades cooperativas que deixam de apreciar as competitivas.

Para um dos autores do estudo, Matias Kivikangas, o experimento comprova que parte do estereótipo é falsa. Mas ele admite que são necessárias mais pesquisas para avaliar, por exemplo, se essa indiferença dos homens em relação a atividades de cooperação é inata ou se tem mais a ver com a expectativa que se tem sobre eles.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.