Topo

Jairo Bouer

Quer se dar bem nos estudos? Entre para o time dos mais inteligentes

Jairo Bouer

17/09/2014 12h13

futebol300Uma pesquisa feita com alunos do ensino médio traz um conselho para quem quer se dar bem nos estudos: entre para o time dos mais inteligentes da classe. De acordo com sociólogos, a medida vai dobrar suas chances de ir para a faculdade.

Pesquisadores da Universidade Brigham Young, em Utah, nos Estados Unidos, levaram quatro anos para reunir dados e criar um modelo estatístico para chegar à conclusão. Eles contaram com uma amostra de 90 mil estudantes e até dez amigos de cada um deles.

Embora a tendência dos pais seja manter o filho com notas baixas mais tempo em casa para estudar, essa pode não ser a melhor estratégia, de acordo com o estudo. Participar de uma atividade extracurricular junto com alunos que vão bem na escola, seja uma aula de futebol ou de música, pode trazer mais resultados.

O tipo de atividade não importa, segundo os pesquisadores, e sim a companhia. E participar de mais de uma aula extracurricular também não traz mais benefícios. Apenas uma é suficiente. Por último, eles dizem que quanto mais cedo isso for feito, melhor para o aluno.

Os autores ressaltam que, infelizmente, muitas escolas para estudantes de baixa renda não oferecem atividades extracurriculares. O que é uma pena, considerando que essa população talvez seja a que mais precisa do benefício. Os resultados serão publicados no periódico Social Science Research.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.