Topo

Jairo Bouer

Brigou com seu pai? Procure alguém para desabafar

Jairo Bouer

09/06/2014 16h27

paiefilho300Quando um adolescente briga com o pai e pede ajuda a outras pessoas para resolver o conflito, o tipo de resposta que ele recebe pode ser fundamental para o seu bem-estar e para o relacionamento familiar. É o que mostra um estudo realizado nos EUA.

O trabalho foi feito por pesquisadores da Universidade Estadual de San Francisco. O titular da disciplina de psicologia, Jeff Cookston, e sua equipe entrevistaram 293 famílias sobre conflitos entre adolescentes e seus pais ou padrastos.

Os jovens que procuram a mãe, o amigo ou qualquer outra pessoa para ouvir conselhos e recebem alguma justificativa para o comportamento do pai tiveram um risco menor de desenvolver problemas de depressão ao longo da adolescência.

Os pesquisadores já sabiam que falar com outras pessoas sobre conflitos com o pai é algo positivo para o bem-estar dos adolescentes. Com o trabalho, porém, eles puderam ir mais além e ver o que acontece na prática.

Eles descobriram que a mãe costuma ser a figura mais procurada para essas questões. Em seguida, um amigo ou outra pessoa que não é da família. O que mais importou não foi quantas vezes o adolescente buscou alguém para desabafar sobre o pai, mas a qualidade dos argumentos que ouviu.

Quando os garotos ouviam explicações plausíveis para o que havia acontecido, eles se sentiam melhor em relação a si mesmos. Os resultados foram similares para pais biológicos e padrastos, assim como para famílias de ascendência europeia ou mexicana.

O autor do estudo ressalta que a adolescência é um período de alterações fisiológicas importantes no cérebro. Na opinião dele, ajudá-los a compreender melhor os relacionamentos é tão importante quanto ensinar geometria e álgebra.

O estudo, publicado no Journal of Research on Adolescence, também mostra como o relacionamento entre pai e filho tem um impacto significativo na tendência dos adolescentes a depressão ou problemas de comportamento.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.