Fumar maconha antes de dirigir pode ser tão perigoso quanto beber
Dirigir sob a influência de maconha é tão perigoso quanto dirigir embriagado, pois prejudica os reflexos e o tempo de reação dos usuários. Cada vez mais estudos têm chamado atenção para isso, especialmente agora que o uso da droga foi legalizado em alguns estados americanos.
Em uma pesquisa com 315 calouros universitários, publicado este mês no Jama Pediatrics, foi detectado que um em cada cinco estudantes usou maconha no mês anterior à pesquisa.
Mais da metade dos jovens do sexo masculino e mais de um terço das mulheres declarou ter pego carona com alguém que tinha fumado maconha. E mais: quase 44% dos homens e 9% das mulheres entrevistadas afirmaram terem dirigido depois de usar maconha, segundo o estudo, realizado por uma equipe da Universidade de Massachusetts Amherst.
Os pesquisadores alertam para a necessidade de se conscientizar os jovens de que dirigir depois de usar maconha é arriscado. Eles também chamam atenção para a necessidade de se investir em algum dispositivo para detectar uso da droga em motoristas, assim como o bafômetro identifica o consumo de álcool. Quando a polícia usa outro tipo de teste, como pedir para o motorista se equilibrar em uma perna, nem todos os usuários de maconha falham.
Cientistas têm testado formas de se detectar níveis de THC, o princípio ativo da maconha, na saliva ou no ar expelido em poucos minutos, mas vai demorar alguns anos até que isso vire realidade.
Uma outra pesquisa, feita pela Faculdade de Medicina da Universidade do Colorado, revelou que, em 2011, 10% dos acidentes de trânsito que resultaram em morte envolviam pelo menos um motorista cujos testes deram positivo para maconha. Em 1994, o índice registrado havia sido de 4,5%.
Apesar de não ter provado que a droga era responsável pelos acidentes, o estudo levanta a questão do impacto da maconha no trânsito. Em geral, dizem os pesquisadores, é preciso esperar pelo menos 24 horas para pegar o carro depois de consumir a droga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.