Topo

Jairo Bouer

Redes sociais podem piorar autoestima das garotas

Jairo Bouer

23/04/2014 18h00

Garotas adolescentes que passam muito tempo no Facebook ou em outras redes sociais têm maior risco de enfrentar problemas de autoestima e de imagem corporal (dismorfia corporal) . Essa é a principal conclusão de um estudo feito com quase 900 garotas por especialistas das Universidades de Strathclyde (no Reino Unido) e  Iowa e Ohio (nos Estados Unidos).

Foram avaliadas variáveis como hábitos alimentares, exercícios físicos, peso atual e peso ideal e, também, imagem corporal. A pesquisa mostrou que as garotas que passavam mais tempo nas redes sociais se comparavam mais com as amigas e, frequentemente, experimentavam atitudes negativas em relação à sua própria autoimagem.

Ao se comparar com frequência, as garotas podem passar a focar atenção excessiva em seu corpo e sua aparência. Bom lembrar que boa parte das fotos, selfies e vídeos das redes sociais recebem tratamento da imagem e usam "filtros" que podem estar bem distantes da realidade. Ao se comparar com imagens tratadas a chance de se desapontar pode aumentar.

Os especialistas acreditam que o impacto das redes sociais sobre a autoestima das garotas pode ser ainda maior do que o das mídias tradicionais, já que as referências são pessoas mais próximas.

Esse novo estudo vai ser apresentado em maio na Conferência da Associação Internacional de Comunicação em Seattle, nos EUA.

Sobre o autor

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e bacharel em biologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. Nos últimos 25 anos tem trabalhado com divulgação científica e comunicação em saúde, sexualidade e comportamento nos principais veículos de mídia impressa, digital, rádios e TVs de todo o país.

Sobre o blog

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre biologia, saúde, sexualidade e comportamento.